quinta-feira, 10 de abril de 2014

É pecado ser rico?

Porque Jesus disse que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no céu?

Muito se fala hoje em prosperidade, em bençãos de Deus, sempre quando pronunciamos tais indagações, fazemos de imediato uma ligação com bens, riquezas, ser bem sucedido, ter uma vida plena, etc. Mas será que é isto que o Senhor quer para nossas vidas? será que podemos ser pessoas relativamente "bem de vida" e ao mesmo tempo ter a certeza de que estamos firmes em Deus?
Vejamos, em Mateus 19:16 em diante, diz que chegou um jovem rico à Jesus e lhe perguntou o que ele deveria fazer para ter a vida eterna. Jesus, respondendo, disse basicamente o seguinte: vende tudo o que você tem, dá aos pobres e me siga. (verso 21)
Naquele momento, o jovem ficou muito triste e se afastou, pois era um jovem muito rico, de muitas posses. Foi ai que Jesus fez tal indagação, de que um rico entrar no céu é muito difícil.
Mas afinal, então todo rico não pode ser salvo? Não é bem assim.
Podemos relembrar como exemplo, Jó, que era um homem temente a Deus, e o mais rico do oriente, e Deus se agradava de Jó em todos os aspectos.
A grande questão aqui, é que aquele jovem estava com o seu coração totalmente ligado às suas riquezas, ou seja, o que prendia ele para obter a salvação, não era o amor no Senhor, e sim os bens materiais que ele tinha.
Veja como foi o rei Davi, que andava segundo o coração de Deus, era pastor, o o Senhor o colocou como rei, pois ele conhecia o coração de Davi, e sabia da sua sinceridade ao adora-lo.
Mas por isso e muito mais, é importantíssimo que nós tenhamos um buscar e um temor a Deus, não pelo que ele pode nos oferecer em bens materiais, não pelo que ele pode fazer que você seja ou deixe de ser. Não buscar ao Senhor pelo que ele pode te dar, mas sim pelo que ele é, o todo poderoso e único Deus.
Devemos lembrar que, nem sempre ser prósperos financeiramente quer dizer que estamos fazendo de tudo o correto para agradar a Deus e fazer sua obra, ser bem sucedido na vida não é tudo, mas ao contrário, agradar o coração do Senhor deve ser o nosso principal objetivo.
Sendo assim, nada obsta que nós sejamos prósperos e salvos aos mesmo tempo, e não há problemas em almejar a prosperidade, mas ela não deve ser o Deus de nossas vidas, não deve tomar a posição do Senhor em nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o que você achou deste post e o que você pensa sobre o assunto.